Manolo foi criado em uma plantação de bananas nas Ilhas Canárias. Estudou literatura e quase terminou arquitetura. Dedicou-se a uma paixão e se tornou fotógrafo, onde foi trabalhar em um jornal com esta profissão.
Durante uma visita a Nova York em 1971 a trabalho, conheceu a editora da revista Vogue, na época Diana Vreeland. My Good, que sonho... O segundo não é mesmo? Pois o primeiro é ter um par de sapatos destes. Diana sugeriu a Manolo que se concentrasse na elaboração de sapatos tão surpreendes aos que usava neste encontro.
Como para um bom entendedor, pingo é letra... Ele entendeu que não era muito bom com as fotos ou que mesmo que fosse bom com as fotos, era melhor criando sapatos. E destinou sua vida a tal sugestão. Isso que eu chamo de uma “boa” critica construtiva. Então começou a croquizar sapatos.
Este ano completa 40 anos de carreira, nada mais sensato fazer aqui uma lembrança ao artista.
O estilista participa por completo das fases do produto, como: croqui, elaboração e campanhas publicitárias.
Já fez parcerias com os renomados estilistas: Yves Sain Laurent, Chistian Dior, Calvin Klein e John Galliano.
Quero que saibam que eu gosto de outros designers de sapatos também (podem me presentear, hahahahah), admiro o trabalho de Jimmy Choo e Christian Louboutin e dos demais, mas, Manolo Blahnik para mim é Manolo Blahnik. Além de achar o trabalho dele magnífico e único, ainda me identifico com a sua biografia, com sua alma de artista, com sua vida amorosa e com seus hobbys.
Só me falta o sucesso dele, AINDA! Reforço dizendo: AINDA!
E o que mais me faz gostar dele, é o amor incondicional que sente pela sua mulher (única em toda sua vida, namoro de adolescência). Seu trabalho é todo dedicado a ela e o primeiro modelo sempre é dela, mesmo que hoje ela não os use mais pela altura dos saltos e pela idade avançada.
Leitoras (es) tenho uma notícia fresquinha para vocês, agora em março foi lançado o livro The Tale of the Elves and the Shoemaker (O conto dos elfos e o sapateiro) e conta a história da vida de Manolo em jeito de conto de fadas. Ilustrado pelo próprio Blahnik, o livro pode ser lido por adultos e crianças.
Numa noite mágica, um grupo de elfos entra na sua casa para criar sapatos que irão levar o casal (ele e sua esposa) ao sucesso. Uma história para encantar a todos, criada pela escritora de moda britância Camilla Morton, autora do bestseller How to Walk in High Heels (Como andar de saltos altos).
Poderia ficar aqui horas adicionando modelos das beldades criadas por ele, mas, selecionei apenas alguns para sonharmos um pouqinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário